UNEB - Campus V: o espaço da memória

UNEB Enviado por Campusv. -

sábado, 28 de agosto de 2010

Biblioteca

Considera-se um evento de suma relevância a inauguração da Biblioteca Acadêmica da UNEB Campus V o qual ocorreu no dia 16/12/2009 na própria Universidade. A inauguração da Biblioteca e do Laboratório de Línguas, cujas obras receberam os nomes de Raimundo Nonato e Alice Valverde respectivamente, foi uma homenagem ao professor já falecido, e a atual docente do Campus V.

A biblioteca do Campus V iniciou-se no térreo, após construir o Prédio Novo, passou a funcionar em uma sala no terceiro andar. Nesse período os alunos não poderiam circular dentro da biblioteca para ter acesso aos livros, a pessoa encarregada pelo setor fazia a solicitação escrita e por meio de ficha – onde era registrada a data de empréstimo e devolução – para que o aluno pudesse consultar as obras.

Segundo a atual bibliotecária, Juliana Alves Braga, o deslocamento do sistema bibliotecário para o térreo ocorreu devido às exigências do MEC – Ministério da Educação e Cultura – pois, a lei determina regras referentes à metragem suficiente do espaço físico, as quais não devem ser infringidas. A mesma comentou que um discente portador de necessidades especiais, nunca conseguiu ter acesso a livros e outros equipamentos disponibilizados pelo sistema durante todo o curso, uma vez que, o funcionamento da biblioteca acontecia no terceiro andar. Outros estudantes também faziam reclamações constantemente, o que fez acelerar o processo de transferência desse setor.

Diante disso, a biblioteca retornou ao local de onde saíra. Agora equipada – o processo de empréstimo dos livros deixa de ser feito por meio de fichas – e de acordo com as exigências do Ministério da Educação e Cultura.

Até o presente momento os serviços oferecidos pela Biblioteca Acadêmica do Campus V consistem em: Consulta Interna, Empréstimo Domiciliar, Orientação em Pesquisa Bibliográfica, Empréstimo Interbibliotecário, Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Acesso a Internet.

A bibliotecária também afirmou que a Universidade recebeu recursos financeiros de R$ 44 mil reais, que foram transferidos para o Campus V por meio da administração central. Esse recurso segundo a mesma foi destinado a compra de novos acervos, totalizando cerca de 22 mil exemplares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário