UNEB - Campus V: o espaço da memória

UNEB Enviado por Campusv. -

sábado, 28 de agosto de 2010

Santo Antonio Negro

O Projeto Santo Antonio Negro surgiu para ampliar as discussões referentes às questões da semana da consciência negra, a partir de 1994. O evento reforçou o debate já existente no Departamento e deu credibilidade para a instituição. A saída dos representantes da UNEB rumo à mobilização no contexto social propiciou visibilidade e amplitude ao Santo Antonio Negro e ao próprio Núcleo Interdisciplinar em Estudos Afro-brasileiros e Africanos, uma vez que, o Afro-Uneb coordena e participa desse evento.


Desde a sua criação o Santo Antonio Negro estabeleceu parceria com a UFRB – Universidade Federal da Bahia – cuja relação promove junção das instituições no dia de realização do evento.

O projeto Santo Antonio Negro, teve início no ano de 2007, com o tema "Santo Antônio Negro: Consciência e Culturas", com o escopo de fomentar discussões referentes às atrocidades e preconceitos sofridos pelos negros no contexto sociohistórico Afro-brasileiro.

Tal projeto realiza-se constantemente na semana da consciência negra (terceira semana de novembro). De acordo com o coordenador do Santo Antonio Negro Denilson Lessa: “Há nove anos a UNEB, através do laboratório, vem desenvolvendo esse tipo de evento, voltado para a temática da situação do negro na Bahia. E o II Santo Antônio Negro é mais uma ferramenta de fomento das discussões sobre esse tema”.

O Santo Antonio Negro e o Núcleo Interdisciplinar em Estudos Afro-brasileiros e Africanos (Afrouneb) trabalham em parceria, tendo em vista sua ênfase na Cultura Negra e a posição social do negro na contemporaneidade, considerando-se que estes trabalhos são realizados pelos mesmos coordenadores, dentre os quais: Suely Santana e Sandro Correia que atuam em linhas de pesquisa semelhantes.

EVENTOS PROMOVIDOS PELO PROJETO SANTO ANTONIO NEGRO

TEMAS:

1 Santo Antônio Negro: Consciência e Culturas - 19 à 23/11/2007

Segundo o coordenador do laboratório de cultura negra Denílson Lessa: “Rediscutir conceitos como cultura, racismo, etnia e ações afirmativas num contexto em que se confere voz aos representantes da academia e também aos representantes das comunidades negras, no intuito de contemplar, através do diálogo, a diversidade de formas de produção de saberes e conhecimentos”.

2.Ações Afirmativas, Humanidades e Saúde - 20 a 22/11/2008

Segundo o coordenador do laboratório de cultura negra Denílson Lessa: “Discutir os impactos provocados pelas ações afirmativas adotadas no estado é imprescindível para tentar solucionar os problemas sociais, raciais e de reconhecimento dos negros”.

3. África Brasil Bahia: Transmissão de Conhecimentos na Diáspora Atlântica - 17 a 20/11/2009

Segundo o coordenador do laboratório de cultura negra Denílson Lessa: “Estimular espaços de discussão sobre a importância da história e cultura africana para a formação sociocultural e política do Brasil, em especial da Bahia e seu recôncavo, é imprescindível para que as pessoas criem estratégias de luta e resistência ao preconceito e à exclusão social, a exemplo das cotas para negros nos cursos de nível superior”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário