UNEB - Campus V: o espaço da memória

UNEB Enviado por Campusv. -

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Laboratório de Línguas

Segundo o projeto de implantação do laboratório de línguas do departamento de Ciências Humanas - Campus V, desenvolvido em novembro de 2007 pela Professora Mestra Alice G. Valverde juntamente com a equipe de apoio formada por: Professor Mestre José Francisco da S. Filho; Professora Mestranda Maria Avani Nascimento Paim e Professor Especialista Benício Mattos, este laboratório foi criado para atender a clientela interna na própria Universidade e a comunidade externa, visando o objetivo do MEC (Ministério de Educação e Cultura), o qual afirma que Curso de Letras deve formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, sobretudo a verbal, nos contextos orais e escritos, fazendo uso das novas tecnologias a serviço da educação.

Para tanto foi preciso repensar em uma nova estrutura formada por recursos didáticos e tecnológicos que dê suporte para a aprendizagem individual e em grupo, desenvolvendo competências e habilidades lingüísticas na sua própria língua e nas línguas estrangeiras clássicas ou modernas, que deverão ser adquiridas durante a formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela.

De acordo com projeto, o laboratório apresenta inúmeras vantagens dentre as quais: acesso rápido as informações técnicas, científicas e culturais a partir da internet; assessoramento ao ensino de línguas estrangeiras de escolas públicas e particulares do 1° e 2° graus; promoção de cursos especiais para os funcionários e professores do Campus, etc. Os idealizadores têm como propósito que o espaço do Laboratório de Línguas sirva como ponto de apoio para a melhoria e qualificação de todos os interessados em adquirir habilidade em línguas estrangeiras.

Ainda de acordo com o projeto os objetivos dos elaboradores consistem em: aperfeiçoar as quatro habilidades lingüísticas com vistas à destreza oral e escrita dos estudantes, professores e da comunidade local; capacitar os professores através dos mais modernos softwares existentes no mercado; oferecer reforço técnico-científico às pesquisas na área da lingüística textual, sociolingüística, psicolingüística, gramática comparada, literatura comparada, fonética/fonologia, etc.; motivar o interesse de outros alunos da Universidade e pessoas da comunidade pelo conhecimento das línguas estrangeiras; assessorar o ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas e particulares de 1° e 2° graus; oferecer treinamentos a pessoas e empresas em situações de caráter emergencial; desenvolver programas de intercâmbio internacional. Atualmente, o curso línguas estrangeira é realizado no laboratório mediante o pagamento de uma taxa de matrícula no valor de R$ 180,00 por todo o semestre letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário