UNEB - Campus V: o espaço da memória

UNEB Enviado por Campusv. -

sábado, 28 de agosto de 2010

Projeto Recôncavo

De acordo com o Professor Miguel Cerqueira, o Grupo Recôncavo surgiu devido a iniciativa de alguns docentes do Campus V ao discutir questões referentes a situação socioeconômica do Recôncavo Baiano. Em 1996, os professores Maria Gonçalves Conceição Santos, Miguel Cerqueira e Daniel Francisco dos Santos elaboraram um projeto que concorreu a uma linha de financiamento para a Produção de Material Didático Alternativo, financiado pelo Ministério de Educação e Cultura, o que foi aprovado. Com este financiamento, compramos equipamentos e pagamos alguns serviços que consistiram na realização e elaboração de um Kit didático sobre a realidade socioeconômica e cultural do Recôncavo Baiano, a exemplo de: um documentário, um livro, um jogo de slids e um book fotográfico.

O escopo primordial desse projeto consiste em desenvolver pesquisas voltadas para a interatividade com o Ensino e a Extensão, tendo como proposta pedagógica a interdisciplinaridade com áreas diversas.

O Projeto tem como coordenador geral o professor Miguel Cerqueira dos Santos, e como coordenadores dos subprojetos, os professores Luiz Cláudio Requião, Roccio Castro, Jânio Roque Bastos, Maria Gonçalves Santos, Maria Sacramento, cada um tendo uma linha de pesquisa.

De acordo com as informações adquiridas por meio dos relatos do professor Miguel o Projeto Recôncavo é fruto dos acontecimentos ocorridos desde 1999 e podem ser divididos em três etapas, as quais são sintetizadas abaixo:

Etapas que deram origem ao atual Projeto Recôncavo
  • Primeira Etapa (1996 a1999)
Discussões acerca das questões socioeconômicas e culturais do Recôncavo Baiano.
Criação do Projeto e aprovação em 1996
  • Segunda Etapa (1999 a 2002)
Aprovação do projeto relacionado à urbanização em áreas de manguezais no município de Jaguaripe.
Formação de um grupo de pesquisa para concorrer a um edital do CNPq.
Surgimento do Grupo Recôncavo: Território, Cultura, Memória e Ambiente.
  • Terceira Etapa (2002 aos dias atuais)
Criação de cinco linhas de pesquisa
1. Cidade, cultura espaços públicos
2. Cultura, Memória e Oralidade
3. Currículo, Educação Ambiental, Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação à Distância e Formação do Professor
4. Mundo do Trabalho, Educação e Migração
5. Urbanização, Turismo, Território e Questões Ambientais.

Segundo alguns alunos, devido à dificuldade de encontrar informações acerca do Projeto Recôncavo, o NUPE (Núcleo de Pesquisa e Extensão) passou a fazer um levantamento sobre a origem do Projeto, o que facilitou compreender o processo de criação desse, que é divido em três etapas.

A primeira etapa foi executada através do financiamento recebido pelo MEC atendendo assim, uma parte da região e dos alunos, identificando as realidades e criando material didático.

Na segunda, etapa o projeto concorreu ao PPG - Pró-reitria de Pós-graduação -apoiado pelo CNPq com escopo de tornar-se grupo de pesquisa. Foram realizadas ações voltadas para a urbanização de ambientes costeiros, resultando no lançamento de um livro sobre ocupação em áreas de manguezais, o qual propiciou a fundação deste grupo de pesquisa.

Terceira etapa constituiu-se de eventos para socializar as ações desenvolvidas onde foram produzidas várias mídias eletrônicas, a fim de facilitar o acesso para a comunidade envolvida, a qual participou das produções ministradas pelo grupo.

Atualmente por influência de profissionais que estiveram em outras universidades nacionais e/ou estrangeiras, houve a possibilidade de ampliação do grupo através da equipe de trabalho, expandindo as análises e reflexões sobre os temas do Recôncavo Baiano. Contudo, o grupo estabeleceu duas prioridades: socializar os resultados das pesquisas anteriores, junto com a população de algumas cidades do Recôncavo, e a execução de pesquisas voltadas para o estudo da cidade de Nazaré.

Em 2009, concorremos ao edital PROFORT/UNEB, com o Projeto Recôncavo Baiano: Relações Territoriais e população afrodescendente no município de Nazaré. Este projeto foi aprovado, com isso coseguimos adquiri dois computadores, duas impressoras, notebook, cadeiras, aluguel de carro para a realização de trabalho de campo, entre outros. Isso tem motivado o interesse de estudantes, professores e a comunidade. Atualmente, estamos finalizando este projeto, sendo que os resultados das pesquisas serão publicados em forma de artigos, documentários e relatório de pesquisa.

Dando continuidade, em 2010, os coordenadores de linhas de pesquisa do Grupo Recôncavo concorreram ao edital da UNEB/FAPESB/CNPq para bolsista de iniciação de pesquisa, o que foi aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário