UNEB - Campus V: o espaço da memória

UNEB Enviado por Campusv. -

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Graduação

Até o ano de 1982, a FFPSAJ ofereceu o Curso de Artes Práticas - Licenciatura de 1º Grau com as habilitações em Técnicas Agrícolas e Comerciais. As aulas eram das 13 às 22h e para melhor aprendizagem contavam com a criação de aves, como galinhas, codornas entre outras. Essas práticas eram realizadas no atual prédio da UNEB, onde hoje localiza-se a área verde. O curso foi autorizado a funcionar fora da sede do Centro de Educação Técnica da Bahia do (CETEBA), em caráter experimental, através do decreto Presidencial nº 85.718, de 16 de fevereiro de 1981.

Em 1984 foi autorizado o funcionamento dos Cursos de Letras e de Estudos Sociais, estes foram os primeiros a funcionar na atual sede da UNEB, na modalidade de Licenciatura Curta, através do Decreto Presidencial nº 90.585, de 29 de novembro de 1984. Os cursos foram reconhecidos pela Portaria Ministerial nº 533, de 27 de outubro de 1987 e nº 620, de 21 de dezembro de 1988, respectivamente.

Segundo o Artigo 1º da Resolução nº 33/90 da oferta de cursos, nas Unidades de Ensino (UES), fica aprovada a conversão em Licenciatura Plena por habilitação História e posteriormente em Geografia, no ano de 1992, conforme ata da Unidade de Ensino, homologando o nome dos estudantes, oriundos dos cursos de Licenciatura de Curta Duração em Estudos Sociais do Departamento de Ciências Humanas e Letras. A conversão do Curso de Estudos Sociais para História e Geografia ocorreu através da resolução do Conselho Estadual de Educação - CEE nº 145/95 e nº 042/96, respectivamente.

A conversão do curso de Letras de curta duração para licenciatura plena deu-se no ano de 1993, através da portaria Ministerial nº 1.079, de 21 de julho de 1993, sendo reconhecido através da portaria Ministerial nº 743, de 25 de julho de 1997. Em 1998 o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEP/UNEB autorizou o funcionamento da habilitação em Língua Portuguesa: Língua Inglesa, Língua Espanhola e Vernáculas, através da resolução nº 215/98 de 01 e 02.08.98. Por meio da Resolução nº 210/98, cria-se o Curso de Administração, com as habilitações em Administração Mercadológica e a de Micro e Pequenas Empresas.

No ano de 1997, através da Lei nº 7.223, de 10 de setembro, que dispõe sobre a re-estruturação das Universidades Estaduais da Bahia, a UNEB adotou a estrutura de departamento para identificar as suas unidades universitárias, utilizando o critério de áreas de conhecimento. Com esta nova organização, aprovada pelo Decreto Estadual nº 7.223 de 20 de janeiro de 1998, a FFPSAJ transformou-se no Departamento de Ciências Humanas – Campus V, DCH V.

A FFPSAJ aderiu durante os anos de 1997 e 1999 alguns cursos profissionalizantes para formação de jovens e adultos, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Secretaria do Trabalho e Ação Social, SETRAS, atual Secretaria do Trabalho, Emprego, Trabalho, Renda e Esporte da Bahia, SETRE, ampliando a extensão e responsabilidade da Universidade, no contexto social. Dentre eles destacam-se:

Informática

• Projeto mãos a obra – pintura em tecido
• Repensando o ensino fundamental
• Relações interpessoais
• Redação Empresarial
• Prática orçamentária
• Projeto Arte e Manhã na terceira idade
• Curso de capacitação e Serigrafia
• Educação para cidadania – pedreiro
• Projeto com funcionários públicos

Em atendimento as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, este Departamento foi responsável pela execução do Programa Rede UNEB 2000, com o oferecimento do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Este curso foi realizado em parceria com os municípios de Santo Antonio de Jesus, Amargosa, Cruz das Almas, Nazaré, Laje, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Salinas da Margarida e Jaguaripe. Este curso faz parte do programa de Graduação Intensiva, desenvolvido pela UNEB, desde 1999, e é direcionado à professores do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, em exercício, na rede pública municipal.

Portanto, ao oferecer os cursos de licenciatura em Geografia, História, Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol, e Administração, com as habilitações em Administração Mercadológica e de Micro e Pequenas Empresas, acredita-se que a UNEB tem procurando atender, mesmo que com algumas dificuldades para a expansão, as demandas educacionais e sociais da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário