UNEB - Campus V: o espaço da memória

UNEB Enviado por Campusv. -

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Laboratório de Geografia

Para dar suporte técnico às atividades de Ensino de Graduação, Pós-graduação e pesquisa, o Departamento conta com os laboratórios de Geoprocessamento, Geociências e Cartografia, equipados permanentemente como materiais didáticos para realização de aulas práticas e outros estudos.

Segundo um dos primeiros coordenadores do laboratório de geoprocessamento, o professor Djalma Góis, o laboratório funcionava no terceiro andar do prédio novo, próximo ao local onde funcionava a biblioteca – antes de ser transferida para o térreo do prédio antigo – e um dos primeiros projetos a ser implantado foi relacionado à questão ambiental do Rio da Dona, coordenado pelo próprio professor Djalma.

Algumas das conquistas efetuadas nesse período foram: implantação do laboratório por meio de uma proposta encaminhada para PPG (Pós-Reitoria de Pós-graduação), o órgão disponibilizou por meio de patrocínio a quantia de cinco mil reais, que foram investidos na compra de 3 computadores, 1 armário, 1 impressora, 1 scaner, acervos de mapas entre outros recursos. O laboratório contava ainda com três a quatro monitores que auxiliavam os professores, desenvolvendo vários projetos nas diversas áreas de pesquisa geográfica.

Posteriormente, o laboratório de geoprocessamento passou a funcionar no terceiro andar do prédio novo juntamente com o laboratório de informática, no piso térreo, os quais foram patrocinados pelo programa que implanta laboratórios nas Universidades (PROLAB). A verba destinada para a implantação desses laboratórios foi estipulada em vinte cinco mil reais, porém foi recebido apenas vinte dois mil reais. Em função dos acontecimentos foi decidido em reunião de departamento que os setores funcionariam em conjunto.

Em 2004, o Laboratório de Informática transformou-se em Infocentro sendo destinado para outro local já o Laboratório de Geoprocessamento (tabulação de dados) agregou o Laboratório de Geociências (solo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário